logo_ppgas.png

Data da publicação: ter, 04/05/2021 - 18h36min

O Programa de Pós-Graduação em Antropolgia Social promove as Aulas abertas: Teorias & Histórias da Antropologia - DaMatta tentando interpretar DaMatta: Autoritarismo à brasileira, dia 05 às 09 horas nos canais do IFCH Unicamp no Youtube, Facebook e Twitter. A mesa contará com a presença do antropólogo Roberto DaMatta (PUC-Rio).

Formado em história pela atual Universidade Federal Fluminense, Roberto DaMatta realizou especialização em antropologia social no Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com mestrado e doutorado na Universidade de Harvard. Foi pioneiro nos estudos de rituais e festivais em sociedades industriais, tendo investigado o Brasil como sociedade e sistema cultural por meio do carnaval, do futebol, da música, da comida, da cidadania, da mulher, da morte, do jogo do bicho e das categorias de tempo e espaço. É autor de livros como "Carnavais, malandros e heróis" (1979), "Águias, burros e borboletas: um ensaio antropológico sobre o jogo do bicho" (1999), "Fé em Deus e pé na tábua: como e por que o trânsito enlouquece no Brasil" (2010) e "Fila e Democracia" (2017), entre outras obras.

qua, 05/05/2021 - 09:00 Aulas abertas: Teorias & Histórias da Antropologia - "DaMatta tentando interpretar DaMatta: Autoritarismo à brasileira" Canais do IFCH Unicamp no no Youtube, Facebook e Twitter